Quarta-feira Histórica e Agitada pela Copa do Brasil

Ceará x Botafogo-PB

Histórico, esta poderia ser a palavra escolhida para definir esta quarta-feira de Copa do Brasil para um clube nordestino. O Botafogo-PB pela primeira vez em sua história chega as oitavas-de-finais da Copa do Brasil. Até então, nunca tinha se quer passado da segunda fase.

Foto: GloboEspote.com
Quando a equipe paraibana eliminou o River-PI e avançou na competição para duelar com o Ceará, o favoritismo estava do lado do Vozão, afinal o Ceará tem mais tradição na competição e atravessa uma boa fase na série B. Entretanto, esse favoritismo foi quebrado na primeira partida em João Pessoa, quando o Belo aplicou um sonoro 3 a 0 em cima do Alvinegro de Porangabussu.
Porém,  no embate de volta, o clube cearense não desistiu, lutou até o fim, contou com o apoio da torcida que lotou o estádio Presidente Vargas, e foi para cima do Botafogo. Contudo, o Xerife resistiu bravamente, conseguiu segurar o adversário, criou algumas chances de gol em contra-ataques e também levou alguns sustos como 3 bolas na traves, mas nada que apagasse o brilho  e essa classificação da estrela vermelha da Paraíba. Além da disputa entre Ceará x Botafogo-PB, tivemos outros 3 jogos envolvendo equipes do Norte/Nordeste pela Copa do Brasil neste 20 de julho. Juventude x Paysandú, Santa Cruz x Vasco e Cruzeiro x Vitória-BA.


 Juventude x Paysandú


O Papão da Curuzu foi ao Rio Grande do Sul enfrentar o Juventude, ainda pela partida de ida da terceira fase do campeonato. Novamente, o Paysandú ficou no 0 a 0, o 6º empate sem gols do clube paraense em 7 jogos.

Foto: GloboEsporte.com
No inicio da partida, o Lobo do Pará sofreu com a pressão dos donos da casa, que criaram as maiores chances de gol e tinham a maior posse de bola. Todavia, no segundo tempo, o Papão voltou bem melhor, tomou as rédias da partida, criou as melhores chances, mas parou no goleiro alviverde e também por duas vezes na trave.
Mais uma vez, o Paysandú mostrou ter uma defesa sólida, porém a ineficiência no ataque é preocupante, e se sonha em avançar na Copa do Brasil, será necessário balançar as redes.



Santa Cruz x Vasco


O Santinha vivia um dilema, avançar na Copa do Brasil ou ser eliminado para disputar a Sul-americana. Se houve uma indisposição ou uma possível entrega de resultado para poder disputar a competição internacional não se sabe, o que se sabe é que a Cobra Coral vai para Sul-americana e que esse regulamento é ridículo, forçando um clube a ter que escolher entre 2 torneios.
Foto: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br

Dentro de campo, o que se viu no primeiro tempo foi um embate morno e sem gols, uma partida sem graça que parecia caminhar para um 0 x 0, e consequentemente, classificaria o tricolor de Recife às oitavas-de-finais. Mas, logo no começo da segunda etapa, o Vasco envolveu o Santa, e em jogadas bem tramadas encontrou o seu gol. Posteriormente, o Cruzmaltino ampliou para 2 a 0, porém numa falha da defesa carioca, Keno diminuiu o placar, que persistiu até os minutos finais, quando nos acréscimos os vascaínos fizeram o terceiro e os pernambucanos no apagar das luzes encontraram seu segundo tento. Final da partida Santa Cruz 2 x 3 Vasco, e clássico das multidões na Copa Sul-Americana.




Cruzeiro x Vitória


O Cruzeiro já havia derrotado o Vitória por 2 a 1 em Salvador.  A missão do Rubro-negro baiano era extremamente complicada, vencer a equipe celeste no Mineirão por 2 gols de diferença, ganhar de 2 a 1 para forçar uma disputar de pênaltis ou derrotar a raposa fazendo  3 ou mais gols.

Entretanto, mesmo com o leão baiano precisando de fazer o resultado, foi o time da casa que dominou o primeiro tempo e abriu o placar ainda na primeira etapa. No segundo tempo, aos 44 segundos o Cruzeiro já fazia 2 a 0 e a classificação do Vitória já parecia ir por água abaixo.
Tudo parecia perdido, até que aos 21 minutos, Marinho é derrubado dentro da área e o juiz marca pênalti, Diego Renan vai para marca da cal e... Fáaabio defende (que merda, hein?).
Marinho sofre pancada forte e fica desacordado /  Foto: GloboEsporte.com
Mais tarde, Marinho, que ficou desacordado no lance do pênalti, voltou para o campo e marcou o gol  diminuindo para o Vitória, provando que no Brasil pelo menos a lei do "ex" funciona. Fim de jogo, Cruzeiro 2 x 1 Vitória, os baianos se despedem da Copa do Brasil e agora voltam suas atenções exclusivamente para o Campeonato Brasileiro.
Após a partida, Marinho, sempre ele, deu mais uma de suas entrevistas épicas e disse não recordar que tinha balançado as redes.